domingo, 11 de abril de 2010

Intervenção no Arrudas (parte II)

domingo, 11 de abril de 2010
Estes são os primeiros traços da proposta. O projeto tem como objetivo trazer uma alternativa ao transporte público urbano de Belo Horizonte, portanto deve logicamente apresentar vantagens sobre o sistema tradicional, a fim de atrair público e alcançar sua proposta de desafogar o trânsito rodoviário. Uma interessante vantagem seria velocidade, daí nos deparamos com o fato de a grande maioria dos meios de transporte aquático não atingir grandes velocidades.

Porém um veículo anfíbio projetado para fins bélicos mostra-se uma exceção nesse quesito: o hovercraft é capaz de se deslocar tanto em água quanto em terra com velocidades de em média 130 km/h. Também é chamado de aerodeslizador, pois se apoia num colchão de ar.



Tipicamente têm dois ou mais motores separados. Um dos deles é responsável pelo levantamento do veículo ao empurrar o ar para o interior da saia de borracha, chamado de hélice de sustentação.Um ou mais motores adicionais são usados para proporcionar força propulsora para deslocar o barco na direção desejada, chamadas de hélices propulsoras. A direção é determinada pelo uso de lemes.


Comparado a um automóvel de mesmo peso o hovercraft também se mostra superior na economia de combustível porque precisa de muito menos força para se deslocar, pois enfrenta um atrito muito menor. Enquanto o hovercraft atrita apenas com o ar, um automóvel comum teria a resistência do chão também.

Ou seja, uma solução com um provável grande investimento inicial, por outro lado mais rápido e mais barato.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Melodia de Pedra ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates