segunda-feira, 19 de abril de 2010

Disse que me disse: "Que até concreto pode ser transparente"

segunda-feira, 19 de abril de 2010
Sim, é verdade e já está no mercado. A pesquisa na área de materiais parece não ter limites. Eu, como químico, fiquei fascinado com a "descoberta".


E o mais instigante é que os inventores Sergio Galván Cázares y Joel Sosa Gutiérrez, dois ex-alunos da Universidad Autónoma Metropolitana do México (UAM) não revelam o ingrediente secreto capaz de permitir que o novo concreto mantenha as mesmas propriedades de resistência, pese 30% menos e seja permeável a 80% da luz.



Especula-se que a maravilha resulta da mistura de concreto comum com fibra ótica. Em um bloco de concreto, milhares de fibras óticas correm paralelas, de um lado a outro, permitindo a luz passar. Assim a silhueta de algo que está de um lado da parede pode ser visto do outro lado com todas as suas cores.



Graças às propriedades das fibras óticas, as paredes podem ter até 20 metros de espessura sem degradação do efeito, mantendo-se também a mesma resistência de uma parede de concreto sólido.



Uma das grandes vantagens desta idéia é dar a impressão de que a espessura e o peso do concreto são mínimos. Ou, seja, uma grande promessa para os rumos da arquitetura contemporânea.

Vale dar uma olhada no vídeo: http://mais.uol.com.br/view/60448

0 comentários:

Postar um comentário

 
Melodia de Pedra ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates